Higiéne

TEMAS:
Como dar banho e secar o meu cão
Como cortar a unha do cão
Tosquiar um cão


Como dar banho e secar o meu cão

É muito importante dar banho em seu cachorro para livrá-lo de parasitas de pêlo ou simplesmente para eliminar a sujeira.

O banho deve ser dado com água morna se estiver frio e com água quase fria se estiver calor. Água quente resseca o pêlo e tira o brilho. Além de, eventualmente, causar problemas de saúde como gripes fortes ou pneumonias em razão de uma mudança brusca de temperatura.

Você deve utilizar xampu próprio para cães ou neutros, os mesmos utilizados para bebês.

Antes de iniciar o banho lembre-se de ter próximo a você: xampu; creme rinse (se for utilizar); toalha e uma coleira para prender o animal, se a banheira ou o tanque for raso, evitando, assim, algum acidente.

Siga as setas e veja como banhar e secar o seu cachorro em 16 quadros.


Como cortar a unha do cão


Unhas bem cortadas são de fundamental importância no acabamento do trimming de um cão, podendo muitas vezes melhorar a aprarência de um pé cujos dedos não sejam muito bem arqueados.


Independente disto, dá um aspecto mais limpo e possibilita melhor movimentação do animal (unhas muito grandes podem prejudicar o movimento e até causar algum defeito no caso de cães em fase de crescimento).

Veja na figura abaixo onde deve ser realizado o corte da unha. A área pontilhada embaixo da unha é tecido vivo com sangue e nervos e é chamada de sabugo, ou leito da unha. Corte diagonalmente na unha somente alguns poucos milímitros. Em caso de dúvida, peça a seu veterinário para fazer isto por você.




Tosquiar um cão


Porque se deve "trimar" (tosar) um cão? e, porque se corta certas partes do pêlo de um câo?

A razão de certas raças caninas levarem certos tipos diferentes de "trimming" se deve à sua função. Por exemplo: o "trimming" do poodle com pêlo nas suas articulações e no peito (corte leão e continental), deve-se proteger partes do corpo quando o cão caçar na água.

O Shnauzer, fox terrieer pêlo duro, scottish terrier têm barbas e sombrancelhas porque são animais que caçam roedores nas suas tocas; a barba áspera e a sombrancelha que se projeta protegem a boca, nariz e olhos de possíveis mordidas.

Como se viu nesses dois exemplos, o "trimming" tem outras razões além da estética.

O "trimming" é a arte que se desenvolveu com o tempo. Através dele, qualidades são ressaltadas e defeitos disfarçados, produzindo uma certa ilusão de ótica. Por exemplo: um cão sem pescoço fica com pescoço longo; um cão longo se torna curto, um cão "reto" apresenta angulações e assim por diante.

Esta ilusão de ótica, é feita através da retirada de pêlos em certas regiões, dando assim a idéia de que o animal se enquadra perfeitamente no "standard" (padrão) da raça.

Um "trimming" de Pet Shop requer o mesmo cuidado e capricho de um cão de exposição, pois qualquer um pode notar uma máquina mal passada ou um Poodle mal tosado. Qualquer cachorro deve sair do pet shop extremamente caprichado, sem burcos ou marcas indesejáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário