Raças Portuguesas

cão Serra da Estrela

As raças portuguesas de cães somente à poucos anos começaram a sair das fronteiras  para conquistar primeiro a Europa.

As raças portuguesas são tidas como rusticas e pouco se modificaram ao longo dos séculos .

As raças portuguesas foram dadas a conhecer de maneira organizada primeiramente por clubes de caça que exportaram as raças mais adequadas a caça menor, despertou tambem estes ultimos intresses para a caça maior noutros paises da Europa. Começam a existir matilhas de Podengos medio e grande que caçam o Javali a Corça ou o Veado nas florestas Francesas.

Portugal tem um Clube Português de Canicultura a ele se deve o Livro de Origens Portuguesas (LOP).Este Club tem como objectivo melhorar as raças portuguesas, mantendo sempre as linhas que as definem , mantem tambem em dia o registo genaelógico dos exemplares de raça pura que existem .

As raças mais conhecidas são :

O Podengo Portugês, a raça portuguesa mais antiga e uma das mais antigas , a sua introdução é imprecisa, uns dizem descender do lobo ibérico (pouco provavel), dos mercadores fenicios que tinham pontos comerciais em Portugal , tambem as legiões romanas que ocuparam a peninsula iberica e as evasoes arabes, talvez a mais provavel sabendo-se que é preciso um numero importante de animais de sangue diferente para manter uma raça sã , resistente e com os mesmos padrões.

Existem tres categorias de Podengos, Podengo Grande, Podengo Médio e o Podengo Pequeno.

Outras raças nacionais são:
Cão Serra da Estrela, Cão de Água, (existe um exemplar na Casa Branca) Perdigueiro Português, Cão de Castro Laboreiro, Rafeiro Alentejano, Cão da Serra de Aires, Cão de fila dos Açores(S. Miguel).

Alguns exemplares internacionais 


1 comentário:

  1. Podem acrescentar à lista o Cão de Gado Transmontano e o Barbado da Terceira, reconhecidos em Portugal desde 2004.
    E já agora, o nome correcto do Fila é "Cão de Fila de S. Miguel"
    cpts

    ResponderEliminar